segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Bem-vindos ao PIBID

Novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) são recebidos com evento aberto ao público. 
 
Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/UFFS)
 
No dia 16/08, ocorreu no Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul o I Seminário de Iniciação à Docência: Experiências em Diálogo organizado pelos alunos e professores do PIBID do Curso de Letras, com colaboração dos integrantes do subprojeto Pibid de Ciências. O evento teve por objetivo receber os novos participantes do projeto, que ingressaram no início do mês de agosto. Participaram do evento os bolsistas e coordenadores dos subprojetos Pibid de Ciências e Pibid de Letras, professores supervisores do PIBID nas escolas de Realeza e membros da comunidade acadêmica em geral.
 
No total, são seis novos bolsistas estudantes, Eduardo Alves dos Santos, Ivan Lucas Borghezan Faust, Mônica Fernanda de Paula, Tasciane Moradin da Silva, Eline Souza Barbosa e Ana Paula Ghizzo Alves e uma professora supervisora, Dirlaine de Oliveira, integrados ao Pibid de Letras, isso por conta de uma expansão que foi concedida ao projeto pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entidade que é a responsável pelo Pibid nacionalmente. Agora, além do Colégio Estadual Doze de Novembro, o Pibid de Letras também atuará na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo. Além dos novos bolsistas de Letras, no evento também foram dadas as boas-vindas à nova pibidiana do Curso de Ciências Naturais, Vanessa Pagno, a qual ingressou no projeto através de seleção para uma vaga remanescente.
 
O evento aconteceu no período vespertino e teve como atividade principal a fala da Professora Dra. Morgana Fabíola Cambrussi, a qual é Coordenadora do Subprojeto de Letras/PIBID/Chapecó e professora do Curso de Letras e do Mestrado em Estudos Linguísticos da UFFS/Chapecó. Para sua fala, a professora selecionou dez pontos que a mesma acreditou estarem entre as principais contribuições do PIBID para a formação do futuro docente. Entre estes dez itens abordados pela professora, ecoou, entre as pessoas que compunham o público presente, a possibilidade proporcionada pelo PIBID de os futuros professores irem para dentro da sala de aula antes dos conhecidos estágios supervisionados, os quais, para a professora, são pouco para a “transformação” do aluno graduando em professor.
 
Além da fala da professora Morgana, para o segundo momento da tarde, após uma breve pausa para um lanche (patrocinado pela Cresol de Realeza), apresentaram-se alunos e professores supervisores dos subprojetos de Letras e de Ciências, que já vinham desenvolvendo atividades desde o mês de agosto do ano anterior, para transmitir aos recém-chegados uma visão geral e ampla de como funcionou o projeto no primeiro ano para que estes conseguissem visualizar melhor como serão as suas atividades futuras desenvolvidas no projeto.

Nenhum comentário: